quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Arctic Monkeys - Espacio Movistar - Barcelona 07


Visitando Barcelona pela segunda vez este ano, a primeira antes de lançar Favourite Worst Nightmare, e mais uma vez repetindo sucesso de público, o Arctic Monkeys teve os ingressos esgotados em uma semana. Deixaram ótima impressão e fizeram um show muito bom - na verdade, um dos melhores deste ano.
Por Maurício Melo
ARCTIC MONKEYS
Espacio Movistar, Barcelona
1/12/2007
Texto e fotos Maurício Melo
Só mesmo indo ao show dos "Macacos" para entender melhor o porquê de toda a euforia de imprensa e público ao redor da banda. A história todo mundo já sabe mas vale fazer um resumo. Formada em Sheffield, South Yorkshire (Inglaterra) em 2003, por até então adolescentes, a banda já era conhecida do público mesmo antes de lançar seu primeiro álbum, Whatever People Say I Am, That´s What I´m Not, por divulgar seu trabalho na internet e vender mais de 118 mil cópias no primeiro dia de vendas (só na Inglaterra).
Desta vez, apresentando oficialmente seu novo trabalho, My Favourite Worst Nightmare (para muitos veículos especializados considerado um dos discos do ano), em uma tour que incluiu o Brasil, os Arctics se apresentaram com toda a simplicidade que vem marcando seus shows e discos, deixam claras suas influências de Strokes e Libertines - e não podia ser diferente. Nada de inovador, incrível ou de criatividade insuperável, simplesmente rock’n’roll, básico, duas guitarras, baixo, bateria, roupas simples, cabelos desarrumados, jeans e muita energia.
"This House is a Circus" foi a música de abertura, parecia até uma referência ao local que é uma lona (não voadora) e muito parece um circo. O público, empolgadíssimo, cantava tudo junto e duas coisas chamavam atenção: a enorme presença feminina e a invasão de ingleses, principalmente na lista de convidados - por momentos de distração era como se estivéssemos em Sheffield. Alex Turner (vocal) aproveitava para agradecer a todos, dar boas vindas a seus compatriotas e anunciar "I Bet You Look Good On The Dance Floor", mais convidativo impossível.
"Fake Tales of San Francisco" se encaixou perfeitamente e não deixou ninguém parado, assim como "Red Lights Indicates Doors Are Secured" e mesmo na lentinha "Riot Van" havia alegria e foi impossível escutar "From Ritz to the Rubble" ser executada e não sorrir. "Teddy Picker" e "D is for Dangerours" fizeram a cabeça dos fãs logo em seguida, uma seqüência de tirar o fôlego. Na verdade o show inteiro foi de tirar o fôlego, só faltava o one, two, three, four entre uma música e outra, aí acho que pesaria um pouco, vamos com calma.
Com um pouco mais de uma hora, como é de hábito por aqui, o show chegou a seu fim mas ainda voltariam para um bis com "Brainstorm", desejaram um Feliz Natal antecipado e um ótimo 2008, pois 2007 foi de bom tamanho. Nada mal para uns rapazes que, em suas próprias palavras, não estão preocupados com o sucesso repentino, dinheiro e que em dezembro de 2002 ganhavam suas primeiras guitarras de Natal - viva Papai Noel!

Nenhum comentário: