quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Editors - Wintercase 07 - Barcelona


Editors - Wintercase 07 - Barcelona
Sinnamon Promotions
20/11/07 - Espacio Movistar.
Texto e Fotos: Mauricio Melo.

O Wintercase San Miguel é um festival já tradicional aqui na Espanha que apresenta bandas novas e uma headliner conhecida mas ainda não totalmente famosa, ou seja, é um festival que apresenta tendências. E uma banda que foi tendência uns anos atrás e que agora está acontecendo, é o Editors. Por Mauricio Melo
Muito se compara o Editors com o Interpol. As semelhanças são grandes, principalmente o primeiro disco do Editors (The Back Room), o timbre de voz é parecido, os riffs de guitarra, o baixo marcado, tudo muito Joy Division, sem dúvida, mas já no segundo disco os Editors mostram algo mais melódico, mais trabalhado, enquanto o Interpol continua mais obscuro – em bom português: o Editors é mais pop que o Interpol e ponto.
Como de hábito, a banda abriu o show com “Lights”, em seguida veio a faixa-título do novo e segundo disco, An End Has a Start , e depois “Bones”, com fãs da primeira fila cantando e gesticulando junto ao vocalista Tom Smith, que, vale citar, se doa completamente: canta, dança, se contorce (já vimos isso antes), sobe no piano, enquanto os outros integrantes seguram as bases. O guitarrista é mais paradão e o baixista é que manda ver, dançando sem parar.
Como só têm dois discos (e bons) fica fácil de agradar o público, sem ficar aquele clima de "faltou aquela música". O show é ótimo, e além das já citadas, outras muito bem recebidas pela platéia foram “Smokers Outside the Hospital Doors”, “All Sparks”, que é Joy Division puro, assim como “Blood, Spiders” e, é claro, “Munich”. A banda sabe levar o público com maestria, é como se já estivessem ensaiando para levar públicos maiores futuramente - só questão de tempo.
Espero que esta banda passe pelo Brasil em breve e que vocês tenham a oportunidade de assistir. Vale muito à pena. Este texto também foi publicado no Portal Rock Press (www.portalrockpress.com.br).
Abraço.

Nenhum comentário: