domingo, 17 de agosto de 2008

Down - Superando Tragédias. - Barcelona 2008.


O Down deixou de ser projeto paralelo para se tornar prioridade na carreira destes excelentes músicos que, com suas bandas oficiais (Corrosion of Conformity, Pantera, Crowbar), fizeram história. Down III: Over the Under é o terceiro disco em doze anos, porém somente agora pisam em terras espanholas, deixando bem claro que New Orleans não produz somente jazz e blues de qualidade.
Por Mauricio Melo
DOWN
Clube Apolo, Barcelona
24/4/2008
Texto e fotos Mauricio Melo
Com apenas uma alteração ao longo de todos estes anos de estrada - o baixista Todd Strange (integrante do Crowbar) foi substituído por Rex (Pantera) - o restante da formação é a mesma que deu início ao projeto e que gravou o primeiro disco, NOLA (1995): o guitarrista Keenan Pepper (Corrosion of Conformity), Phil Anselmo nos vocais (Pantera), Kirk Windstein na guitarra base e Jim Bower na bateria (ambos do Crowbar).
O atraso na gravação deste terceiro álbum e que deixou o Down de férias forçadas, se deve a duas tragédias: uma natural, que foi o furacão Katrina, que arrasou a cidade de New Orleans, e o assassinato (no palco) do guitarrista Dimebag Darrell, que, na época já sem o Pantera, tocava com sua atual banda Damageplan. Em entrevista recente o guitarrista Keenan deixou claro que com todos os acontecimentos, o grupo tinha muita raiva guardada e que, apesar de tudo, conseguiram superar juntos as dificuldades e que tinha chegado o momento de colocar pra fora toda esta raiva. O próprio título do novo disco deixa clara a necessidade de deixar a negatividade para trás.
Foi com nessa expectativa que o Down chegou a Barcelona para lotar a sala do Clube Apolo. A noite não teve uma banda de abertura e sim um telão onde foram exibidas imagens da banda em suas viagens entre um vídeoclipe e outro de bandas históricas como AC/DC, Scorpions, Black Flag, Black Sabbath e a própria protagonista da noite. Como era de se esperar, ao subirem os créditos do vídeo o palco começou a liberar a tradicional fumaça.
O telão subiu rapidamente e a banda já estava no palco para a execução de "Lysergik Funeral Procession", de seu segundo álbum, Down II (2002), em seu melhor estilo Black Sabbath. Quando soaram os primeiros acordes de "Lifer" e Anselmo dedicou a música a Darrell a sala estremeceu.
Apresentando ótimo humor, a banda parou uma das músicas para que uma fotógrafa no fosso reservado à imprensa, subisse ao palco para uma foto exclusiva. Largaram seus instrumentos e posaram, a senhorita então abusou e ainda pediu um minutinho para trocar de lente, fazendo com que Anselmo ainda brincasse e pedisse um petisco caso a moça demorasse um pouco mais.
Foto realizada, o grupo continuou a despejar peso com músicas como "Rehab", "Temptations of Wings", "Underneath Everything" e "3 Suns and 1 Star". No meio do show ainda experimentaram um momento Wando, quando um sutiã foi arremessado no palco. Como a peça íntima foi bem recebida, começou então uma chuva de sutiãs e até uma calcinha foi parar no braço da guitarra do engraçado Kirk Windstein - menos mal, ainda bem que não foi uma cueca.
Músicas do novo álbum foram muito bem recebidas, destaque para "The Path" e "N.O.D.". Já na reta final, apareceram no setlist a tranqüila "Learn From This Mistake" e a pesadíssima "New Orleans Is a Dying Whore". Para o bis a banda tocou, a pedidos, "Eyes of the South", "Losing All" e finalizaram com "Stone The Crow". Deixando a música mais extensa, os músicos foram trocando de instrumentos, Kirk largou a guitarra e assumiu a bateria, as guitarras foram assumidas por roadies da banda enquanto Anselmo, Jim e Keenan se despediam de seus fãs.
Talvez tenha faltado “Beautifully Depressed” para completar a noite ou pode ser que a banda não toque esta música para que Anselmo não lembre de um recente passado do qual parece fazer questão de esquecer. Que continuem assim, com mais discos e menos tragédias.

Nenhum comentário: