quinta-feira, 14 de agosto de 2008

The Mission encerra atividades - The Farewell Tour



Vinte e dois anos é o tempo que separa a primeira e a já anunciada Farewell Tour do The Mission. Como já diz o nome, a despedida. Neste período, altos e baixos, trocas de line-up, férias prolongadas, mas ao final, uma aposentadoria que muitos gostariam de ter.
Por Maurício Melo.
THE MISSION
Sala Bikini, Barcelona
8/2/2008
Texto/ Fotos Maurício Melo
A abertura da noite ficou por conta dos Dead Guitars que, lançando o primeiro álbum, Airplanes, vale ressaltar, fez um show muito agradável. Com um estilo indie/alternativo e algumas baladas melancólicas, surpreendeu aos que por curiosidade chegaram antes para prestigiar ou mesmo aqueles que tentavam um lugar na primeira fila para o show principal.
Mas apesar da boa abertura a noite era mesmo do Mission. Havia um clima de alegria, ansiedade e tristeza entre o público. Ao apagar das luzes, uma introdução ao melhor estilo gótico, alguns fãs de mãos dadas, e logo soaram os primeiros acordes de "Wasteland". Hussey com seus quase indispensáveis óculos escuros, e inconfundível voz, entrou em cena. Sem pausa, continuaram com "Hands Across the Ocean" e "Grip Disease", aí, sim, um simpático “boa noite”.
"Keep in the Family", do último álbum, God is a Bullet, marcou presença entra as novas. "Kingdom Come" foi inicialmente tocada em voz e piano, para depois constar em versão original. Outra que mereceu destaque foi "Butterfly on a Wheel", com uma iluminação de palco que fazia referência ao seu videoclipe. Antes vieram "Love me to Death", "Dream on" e "Hungry is the Hunter". Apresentaram um pouco de cada álbum, mas claro que os quatro primeiros, Gods Own Medicine, The First Chapter, Children e Carved in Sand ocuparam grande parte do setlist. Finalizaram em grande estilo com “Tower of Strenght”, em versão mais extensa que a original, e com Hussey solitário no palco na parte final da música.
Com datas marcadas para praticamente todos os dias de fevereiro, o Mission chegou ao fim no dia primeiro de março, reservando as quatro últimas apresentações para Londres, onde receberam convidados especiais, ex-membros da banda, e apresentaram a cada noite os quatro primeiros álbuns tocados na íntegra (um por noite), incluindo seus respectivos lados-B para completar o setlist. A anunciada aposentadoria chegou com muita dignidade e a certeza de... Missão cumprida.

Nenhum comentário: