sexta-feira, 24 de abril de 2009

Helmet - Sala A - Club Apolo – Barcelona - 03/02/2009



Helmet - Sala A - Club Apolo – Barcelona - 03/02/2009
Apesar das duas décadas de estrada, desde sua formação em Nova Iorque (‘89), a banda de Page Hamilton chegou a Barcelona nos primeiros dias de Fevereiro, mais precisamente no dia 3 na pequena sala A do Club Apolo para, segundo as palavras do próprio líder da banda, sua primeira apresentação oficial na cidade catalã. Porém, a primeira aparição da banda por aqui foi numa turnê do Marilyn Manson na qual o Helmet era banda de abertura e, como mesmo reconheceu Hamilton, um fã do Helmet por mais dedicado que fosse não iria pagar caro e se meter no meio de outra galera e curtir um show de meia hora. De quebra, quem foi assistir ao Manson, tão pouco se importava com o que rolava naquela abertura, então, por uma ou por outra, esta foi considerada a verdadeira passagem da banda pela cidade.

Antes do grande momento, quem deu as cartas foi o trio californiano Totimoshi que, aliás, já teve um disco produzido por Page Hamilton. Fizeram um bom show de abertura, bem ao estilo dos headliners, misturando um pouco com Melvins. No intervalo entre um show e outro, a trilha sonora para relaxar o público foi um bom jazz e bastante Sinatra – vale lembrar que uma das maiores influências de Hamilton é exatamente este estilo musical e Sinatra também é título de uma das músicas do primeiro álbum da banda, Strap it on (‘91).

Chegada a hora, o público já não se continha e pedia insistentemente a entrada do rolo compressor sonoro ao cenário, e não tardou muito para que o simpático Hamilton e seu novo (e jovem) Helmet atendessem ao chamado. Apesar de totalmente reformulado e não conter nenhum outro membro original do grupo (somente Page Hamilton) o característico som com riffs de guitarras repetitivos e distorcidos estão mais presentes do que nunca. Iniciando o set com "Swallowing Everything" do lançamento mais recente, Monochrome (2006) e seguindo com "Renovation" do Aftertaste, de ‘97 (álbum este que marcou o fim do Helmet naquele momento, antes de seu retorno em 2004). "See You Dead" entra em seguida como representante do disco Size Matters, disco que marcou o retorno com o já reformulado grupo em 2004. Hamilton foi aquecendo seu público com excelentes músicas de seus discos menos aclamados para em seguida mostrar, junto a sua simpatia, o Helmet que todos esperavam. E não demorou muito para que isso acontecesse. Apresentando "Iron Head" do marcante álbum Meantime (para muitos, um dos melhores lançamentos da década de noventa) seguida por "Role Model" e "FBA II", também deste já citado álbum, deixou a maior parcela do público realmente satisfeita. Para quebrar um pouco a hegemonia, mas sem sair dos anos noventa, soaram os acordes de "Exactly What You Wanted" e, como mesmo definiu Hamilton em um intervalo entre uma música e outra, “são tantos hits fica até difícil escolher um setlist básico para a apresentação”. Realmente, o que dizer de "Wilma's Rainbow" de Betty (‘94) seguida de "Black Top" do primeiro e já citado disco Strap It On, e na sequência "Unsung" – aquele que foi o carro chefe do disco Meantime e que apresentou o Helmet em definitivo ao mundo?

Após uma seqüência como está, era de imaginar que o show já estivesse terminando. Mas ainda havia tempo para "Pure", "It's Easy To Get Bored" e "Driving Nowhere", todas de Aftertaste e entre elas "Milquetoast" e "In the Meantime" já no bis. Apesar de não mais contar com outros membros originais na banda, Page Hamilton e seus rapazes demonstraram que o Helmet ainda tem muita lenha para queimar.


Mauricio Melo
Oficialmente publicado por Rockonnection - www.rockonnection.com

ENGLISH VERSION

In spite of the two decades on the road, since they started in New York in ‘89, Page Hamilton’s band arrived in Barcelona on the first days of February, in the small room A of the Apolo Club for – according to the leader himself – their first official show at the Catalan city. The first show of the band in this region actually happened when they came on tour with Marilyn Manson in which Helmet was the opening band but, as Hamilton recognized, “a Helmet fan, even a dedicated one, would not pay a high price and stay amongst a different kind of crowd to enjoy a half an hour set”.
Before the great moment, the band that showed some skills was the trio from California Totimoshi which, as a matter of fact, already has had a CD produced by Page Hamilton. They performed a good opening show, as if they were the headliners, with a sound that reminded me the Melvins in some moments. During the break between one band and the other, the soundtrack chosen to relax the public was some good jazz and Sinatra – it’s worth to remember that one of Hamilton's biggest influences is precisely this type of music and ‘Sinatra’ is also the title of one of the songs from their first album, Strap It On (‘91).
The audience couldn’t restrain themselves anymore and were asking insistently for the entry of the resonant steamroller on stage, and it didn’t take long for Hamilton and his new (and young) Helmet to answer the call. Even though no other original member of the group – but Hamilton – is in the band, the characteristic sound with repetitive and distorted guitar riffs is still there. They started the set with 'Swallowing Everything' from their most recent release, Monochrome (2006) and followed with 'Renovation' from Aftertaste (that was the album that flagged the end of Helmet at that moment). ‘See You Dead’ came next as a representative from Size Matters, album that marked their return with the already re-structured group in 2004. Hamilton kept the audience going with excellent songs from their least acclaimed albums, in order to present next, together with his sympathy, the Helmet everyone was expecting. And it didn’t take long for that to happen.
As they executed ‘Iron Head’ from the outstanding album Meantime (for many people, one of the best releases of the nineties) followed by ‘Roll Model’ and ‘FBA II’, also from this already quoted album, the biggest part of the crowd really couldn’t ask for more. To break a little the hegemony, but without moving away from the nineties, they struck the chords of ‘Exactly What You Wanted’ and, when it was finished, Hamilton said “it’s so many hits that it gets quite difficult to choose a basic set list for the show”. That is true… I mean, what to say about Betty's ‘Wilma's Rainbow’ (‘94) followed by ‘Black Top’ from the first and already mentioned album Strap It On, and right after, ‘Unsung’ – the one that introduced Helmet to the world?
After a sequence like this, it was expected that the show was already about to end. But there was still time for ‘Pure’, ‘It's Easy To Get Bored’ and ‘Driving Nowhere’, all from Aftertaste, and then ‘Milquetoast’ and ‘In the Meantime’ already as the encore. Despite the fact that there are no other original members in the band, Page Hamilton and his boys showed that Helmet still have loads of firewood to burn.

Also in Rockonnection - www.rockonnection.com

Nenhum comentário: