sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

BAM - Barcelona Acciò Musical 2012 c/ The Dream Syndicate, The Kooks e mais 23/09/2012 - Vários - Barcelona/Espanha

The Kooks - BAM 2010 

Uma vez mais comparecemos a festa de despedida do verão. Bem, não é bem assim, mas é assim que muitos encaram. Dia 24 de Setembro é dia da Mercè, padroeira da cidade e que se celebra com dias de antecedência com festas, comidas e danças tipicas, desfiles e muita música ao vivo. O BAM é um festival que se realiza dentro destas festividades e que a cada ano apresenta o melhor da música nacional, algumas novidades e outras poucas (e boas) atrações internacionais. Tudo de graça já que é bancado pela prefeitura, algo como a Virada Cultural de São Paulo.

Para abrir as celebrações local, Nora Jones visitou o palco da Praça Reial um dia antes do inicio do Festival, não como pertencente do mesmo mas sim como parte das festividades. Não estivemos lá mas vale o comentário da presença da cantora.

Mas para a abertura oficial do BAM não podíamos faltar. De cara, abrindo a noite de Sexta-Feira os espanhóis do '77 (Seventy Seven). Por um momento surgiu a dúvida se estávamos ou não no palco correto mas a julgar por centenas de camisas do AC-DC na fila do gargarejo confirmamos que ali seria nosso encontro.

Particularmente já tinha captado comentários desta banda e que faziam um perfil rock and roll setentão porém com grande influência dos australianos citados acima e o que podemos afirmar é que tais comentários não estavam equivocados. 
O quarteto, vestido à carater com suas calças boca de sino, camisas ajustadas no corpo e cabelos compridos poderia tranquilamente passar por um cover de qualquer banda hard-rock mas decidiram mesmo fazer suas proprias canções como "Gimme Rock and Roll" ou "Big Smoker Pig". Destaque absoluto para o guitarrista solo, que assim como Angus dá um show à parte ainda que Young seja incomparável, pelo menos vale a pena a inspiração. 

Em seguida tivemos Howlin Rain. Banda que apresentou todos seus acordes de grande influência da costa Oeste americana dos anos 70 com seu rock psicodélico e muita melodia, além de solos de guitarras impressionantes de Ethan Miller. Um bom público acompanhou de perto a performance dos americanos ainda que grande parte do mesmo estava ali por curiosidade. 

Para fechar a noite tivemos o The Dream Syndicate, que junto a Velvet Underground, Stooges e até mesmo R.E.M. são considerados os fundadores da música alternativa conteporânea. A banda está na ativa desde os anos 80 e presenteou o público com seu rock básico, com baixo marcado e solos de guitarra em músicas como That's What You Always Say.

Apesar dos grandes músicos terem se apresentado na Reial e diante de um público mais curioso que dedicado, a grande festa ficou, como sempre, para o palco da Antiga Fabrica da Estrella Damm (cerveja). Normalmente este palco é reservado para bandas que no momento atraem grandes multidões ou as que já tem nome gravado na história como Primal Scream, The Hives, Public Enemy e Asian Dub Foundation. Este ano a grande festa ficou por conta dos catalães Love of Lesbian, que levou ao delírio o público local. Jogando em casa e diante de sua torcida era jogo ganho antes do primeiro acorde e assim foi até o último.

Para encerrar a noite e nossa participação, lá estavam os britânicos The Kooks. O ambiente era o que qualquer um pode imaginar. Jovens histéricas com cartazes nas mãos pedindo de tudo, desde um simples beijo até o que podemos imaginar no nosso mais intimo. Abriram com a acústica "Seaside", desfilando desde o inicio hits como "Sofá Song" e dando a noite o tempero de festa iniciado horas antes com a banda local e não deixando a peteca cair com "See the World". A loucura era tanta que foi impossível sair do fosso dos fotógrafos e nos contentamos com uma brecha na lateral do palco. Ainda deu para conferir de perto "Ooh La" e "She Moves in Her Own Way" (hitzinhos).

Após pouco mais de uma hora os britânicos se despedem de Barcelona e nós do festival. Apesar de ainda existir uma terceira jornada no Domingo já que na Segunda era oficialmente o feriado, nos retiramos para um bom descanso.
Enviado por Mauricio Melo

Confira fotos desse show, por Mauricio Melo:
Howlin Rain - BAM  2012

'77 - BAM 2012


Nenhum comentário: