sexta-feira, 29 de junho de 2012

Madball e Devil In Me em Barcelona 24/06/2012 - Estraperlo Club del Ritme - Barcelona/Espanha


Como cartão de visita do festival Ressurrection, realizado em Lugo ao norte da Espanha, Madball e Devil in Me deram as caras após passarem por Madrid e em algumas cidades portuguesas antes de finalizar esta mini turnê em Barcelona.

  Do lado de fora, o público se concentrava ao redor da pick-up do energético Monster, que distribuía sua bebida gratuita aos que queriam estar em forma e espantar o sono após a noite de São João, que por aqui é mais celebrada que ano novo. Mas quem dava um show de energia e disposição antes do show era Freddy Cricien que gravava o video clipe da música "The Beast", do novo EP Rebelion, na caçamba do trailer que transporta os equipamentos.

Antes dos nova iorquinos pisarem no palco, quem o fez foi o Devil In Me. Talvez uma banda mais apropriada para tocar ao lado de Comeback Kid, não só pela amizade entre as bandas e pela participação de Andrew Newfeld em uma das músicas e clipe, mas também pelo público. Não sei exatamente se os fãs do Madball são muito old-school para os portugueses ou se a típica apatia do público em Barcelona atacou de vez. Ainda que Poli, João, Tiago, Pedro e Matos suassem a camisa diante do público e do calor que já entra de sola no segundo dia oficial de verão, o público se comportava como muitas vezes vi no Estraperlo, mais concentrado nos cantos da sala deixando um grande clarão diante do palco, fazendo com que Poli chamasse o mesmo insistentemente. Não sabemos como foi a noite anterior em Madrid mas ao que tudo indica a banda esperava um público mais dedicado. Apesar de defenderem bem seu bom disco, The End, os lusos só conseguiram um pouco mais de empolgação em "On My Own" que tem um refrão pegajoso. Olha que estamos falando de um disco que tem petardos como a música título do álbum, "The Fall" com a já comentada participação de Newfeld nos vocais, riffs empolgantes e melódicos. A banda também possui outros dois discos e ainda assim a tarefa não foi fácil. Mereciam mais pelo que apresentaram.



  Após o empate entre Italia x Inglaterra pela Eurocopa, o que segurou o guitarrista Mitts no bar até o último minuto, chegava o grande momento. Após bandas como Sick of it All, Agnostic Front, 7 Seconds, D.R.I. e outros ícones do punk hardcore pisarem no paldo do Estraperlo, chegava o momento de Madball fazer sua parte. Abrir o setlist com "Get Out", a música mais regravada por eles mesmos (três vezes) é realmente um convite ao grito de Madball, em massa, ao final da mesma. Na sequência uma não tão conhecida ou melhor dizendo, inesperada, "For My Enemies" do disco Legacy, o Estraperlo estremecia e ainda mais com a pesada "We The People" de Inflitrate the System, um bom disco mas que passa desapercebido por parte do público.

  A grande vantagem de Freddy com o público na Espanha é que, além de carismático, ainda domina perfeitamente o idioma por conta de sua família cubana. O público que já estava debruçado no palco e agitando muito, muito diferente do show anterior, se sentia mais em casa. Somente após esta primeira sequência que o disco Empire surgiu com a música título. O próprio Freddy reconheceu que o disco era novo mas não tanto. Até mesmo músicas de Hold it Down e Look My Way foram tocadas, ambas músicas título de álbum além de "Can't Stop, Won't Stop". Mas a noite também foi old-school, não tão old como Vinnie Stigma segundo a piada de Cricien mas old para eles como "Spit On Your Grave" e "Never Had It" somente sendo interrompida por "All Or Nothing"; e já que estamos falando das antigas "It's My Life" (outra regravada no EP) também fez a alegria local. Mas a demolidora de público e canelas é mesmo "Set it Off". Ainda que a apresentação acabasse com as curtissimas "Hardcore Pride" e "Hardcore Still Lives" ficaram de fora as mais recentes, do comentado e recém lançado Rebellion.  Para o Devil in Me curtir um pouco do calor do público Freddy chama Poli para uma jam na música "Pride (Time are Changing)" demonstrando de vez que a palavra de ordem no hardcore é a amizade e o respeito. Mesmo assim, foi um setlist pra ninguém reclamar e um Madball como banda principal, o que não víamos há tempos por aqui.
Enviado por Mauricio Melo

Confira fotos desse show, por Mauricio Melo:

Nenhum comentário: