sexta-feira, 17 de maio de 2013

Danko Jones em Barcelona 14/05/2013 - Sala Music Hall - Barcelona/Espanha



Mais uma noite de rock em Barcelona, mais uma noite do Danko Jones diante de seu público fiel na Espanha. Publico este que não perde a visita anual do power trio canadense e a oportunidade de gritar "DanCojones", algo como "Dan Culhões" ao Mr. Rock and Roll.

Ir a um show de Danko é o mesmo que ir ao The Hives repetidas vezes, no quesito animação, é claro. Aquele velho roteiro, as mesmas piadinhas e o mesmo escracho mas que ao final, ainda que para quem já o assistiu não represente nenhuma novidade, te arranca os esperados sorrisos. É como assistir ao Jules (Samuel L. Jackson) na primeira parte do filme Pulp Fiction comendo o cheeseburguer e bebendo o Sprite de sua futura vítima pouco antes de recitar sua pseudo-passagem bíblica de Ezequiel 25:17, e de fuzilar o par de jovens metido a malandros que tentam dar uma volta no mafioso. É impossível não rir do cinismo de Jules ao vê-lo beber o refrigerante até que o som de copo vazio surja diante do silêncio na cena. Há quase vinte anos assisto esta cena e me parto de rir. Pois é assim mesmo, anualmente assisto ao Danko Jones e escuto suas piadas, ainda que já saiba o que vai acontecer, entro no jogo e dou risada.

O único que não estava no script foi o atraso por problemas técnicos na sala Music Hall, coisa pouco habitual por aqui. Também podemos incluir como ponto negativo é que ainda com o atraso, Danko falou pelos cotovelos fazendo com que uma meia dúzia gritasse "menos conversa e mais rock and roll". Danko se pôs de acordo e desceu a lenha nas guitarras.



Foi um repasso de seus seis discos ainda que muito calcado nos mais recentes e porque não dizer no Rock And Roll is Black And Blue? Ainda que abrisse o set com "Had Enough" de suficiente ainda não tínhamos muito à aquelas alturas mas queríamos e recebemos o satisfatório. Com "Play the Blues" de Born A Lion no segundo posto e fazendo a linha de frente bater cabeça.

Mais pra frente tivemos Danko numa "Sticky Situation" e explicando com detalhes através de seus gestos sua peculiar história num primeiro encontro em "First Date" e mesmo que em calendário estamos oficialmente na primavera, não para de chover e fazer frio nos últimos dias Barcelona, JC e o recém incorporado Atom (ex-Rocket From The Crypt e Social Distortion) ajudaram a Danko a cantar "Just a Beautiful Day". 

Voltou a fazer piada com o rock e dançamos ao som de "Dance" e em seguida conhecemos os "Code of the Road", nos empanturramos de "Sugar Chocolate" e ficamos "Full of Regret" na seqüência. O ritmo foi forte, Atom fez um bom solo de bateria, o trio brincou com covers de Queens of the Stone Age e só parou quando descobriu um público bastante ateu, pois a reação do mesmo diante de um de seus novos hits, "I Believed in God" foi algo decepcionante, apenas alguns braços erguidos mostrava uma meia dúzia de crentes.

Na volta para o bis com "I Think Bad Thoughts", "Legs" e "Mountain" ainda presenciamos todo o amor que Danko possui pela bebida vegetal Orxata (de Xufes em catalão), o que lhe rende outro apelido por aqui, o Dankorxata, além do já mencionado acima e do mundialmente famoso Mango Kid.

Vamos Danko…te esperamos de braços abertos e com litros de sua bebida favorita no ano que vem.

Próxima parada: Primavera Sound 2013.
Enviado por Mauricio Melo

Nenhum comentário: